terça-feira, 28 de outubro de 2014

Poucas chuvas pode prejudicar plantio da Safrinha em Caldas Novas

O Plantio da safra 2014/2015 pode ser prejudicado na região de Caldas Novas, devido à baixa umidade e a escassez de chuvas que está ocorrendo de forma tímida, mas com um dos maiores atrasos da história do estado. Segundo Jorivê Fernandes de Oliveira, Técnico Agrícola, Responsável pela Emater Caldas Novas, as chuvas já estão acontecendo na cidade, mas ainda não em grandes volumes. 
“Quando há o plantio há a necessidade de dessecar, sendo que após as primeiras chuvas que já começaram de forma tímida o produtor pode vir a esperar até 6 dias para plantar. Com o atraso das chuvas o plantio também atrasou, uma vez que nesse período 20% do plantio em outras épocas já tinha Sido realizado.”. “A falta de chuvas pode prejudicar a Safrinha do Milho e do Sorgo, pois nesse período ocorre o plantio da soja, e com o atraso prolongado das chuvas, pode não ocorrer o plantio da safrinha. O forte da agricultura em Caldas Novas é soja, Sorgo e Milho Safrinha, mas segundo Jorivê há também na região o Plantio via pivô, onde planta-se milho doce (para conservas), feijão tomate rasteiro e outras culturas.”
A área esperada de plantio de soja para o município de Caldas Novas é em torno de 33 mil hectares, 3 mil hectares de milho safra verão, e 5 mil hectares de milho safrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário